Nada assombra mais o empreendedor do que o fantasma da desistência.
– Por que motivo o cliente abandona a loja depois de uma rápida olhada nos produtos?
– O que faz com que o consumnidor desligue o telefone, antes mesmo de ser atendido pelo operador do call center?
– O que faz com que, entre o primeiro e o segundo clique, o usuário decida que não vai mais comprar?
Em artigo no site da revista “Fast Company”, o consultor de vendas Don Peppers listou 12 dicas para facilitar o processo de compra e fidelizar o cliente.
No seu site
1.Use procedimentos de navegação básicos, fáceis de seguir;
2.Coloque números de telefone para atendimento ao cliente em todas as páginas;
3. Insira links de contato em várias páginas diferentes; tenha o cuidado de mencionar quanto tempo vai demorar até o cliente receber uma resposta.
No call center, caso você tenha um
4. Tenha certeza de que as opções do menu de voz estão em sintonia com as opções mostradas no site;
5. Use menus curtos (até o número seis, no máximo), para não abusar da memória do cliente;
6. A qualquer momento, dê ao cliente a opção de clicar o número 0 e falar com um atendente.
Nas suas campanhas por e-mail
7. Sempre inclua um número de telefone no texto do e-mail;
8. Dentro da mensagem, inclua links que levem diretamente para páginas do site relacionadas com o tema abordado;
9. Explique todas as alternativas para compra e atendimento.
Na sua loja física
10. Coloque à disposição dos clientes telefones em linha direta com uma central de atendimento;
11. Crie postos de informação com serviços self-service, fáceis de usar;
12. Disponibilize para os clientes monitores onde possam ver as ofertas do dia no site.